quinta-feira, 22 de março de 2012

APRESENTANDO A MANSIDÃO

APRESENTANDO A MANSIDÃO
“Bem aventurados os mansos porque eles herdarão a terra”
Mansidão? Quem quer ser manso? Vivemos em um mundo que adora o poder! Paul Tounier escreve:
O poder tornou-se o valor supremo, o único reconhecido universalmente – Todos os tipos de poder: militar, político, econômico, industrial; o da tecnologia... o das massas, o dos desejos sexuais, o da juventude, o da força muscular o dos recordes contados em centésimos de segundo; o do dinheiro e o das riquezas
     Livros como Procurando o Número um e Vencendo Através da Intimidação tornaram-se Best-sellers. As pessoas amontoam-se em cursos de auto-afirmação e em seminários que nos ajudam a “liberar o poder que há dentro de nós”, mas quando foi à última vez que você ouviu falar de uma palestra sobre mansidão. Na mente de muitos, mansidão e fraqueza são sinônimos. Temos a tendência de pensar que uma pessoa mansa seja alguém fraco, que se deixa empurrar para lá e para cá por qualquer um. Na verdade, a real mansidão exige uma força fora do comum. Ela é especialmente desafiadora por ser tão estranha à forma do pensamento contemporâneo.

    A Palavra grega para manso significa: “gentil, humilde, atencioso, cortês”, e, portanto, exerce o autocontrole sem o qual estas características não seriam possíveis”. D. Martyn Lloyd-Jones escreve que a “mansidão é, em essência, uma visão verdadeira sobre si mesmo, expressando-se em atitude e conduta com respeito aos outros... O “homem verdadeiramente manso é aquele que se surpreende com a boa impressão que Deus e outros homens tem”. Por causa da visão bíblica que os mansos tem de si mesmo, ele tratam os outros com gentileza, humildade e paciência.
     “Jesus promete que os mansos herdarão a terra”. Isto é o oposto do que poderíamos esperar. Nesta vida os que são agressivos e poderosos freqüentemente pisoteiam os mansos, deixando-os de mão vazias. Mas quando Cristo retornar para estabelecer o seu reino de valores invertidos, os que choram rirão, os famintos serão fartos e os mansos possuirão tudo.
     Mansidão é a qualidade dos membros do reino de Deus. Quando entendermos o quão radical é a chamada de Jesus à mansidão, talvez sejamos tentados a achar que é impossível. Mas temos recursos sobrenaturais e fortes exemplos a seguir. E as recompensas são eternas! Junte-se a nós ao explorarmos o que significa viver no reino de Deus de reviravoltas radicais e alegrias surpreendentes.
 Adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário