segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Você já ficou desanimado ao pensar que Deus não está escutando suas orações ou que Ele não se importa com você? Acredito que todos nós já passamos por isso. O salmista Davi teve a mesma sensação quando fez essa oração: “Senhor, por que estás tão longe? Por que te escondes em tempos de angústia?” (Salmos 10:1). Quando Jesus estava pendurado na cruz, ele também clamou: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mt 27:46)

Muitas vezes podemos até sentir que Deus está distante, mas na verdade Ele não está. Ele nos ouve sempre quando O buscamos de coração, porém o fato dEle nos ouvir, não significa que responderá nossos pedidos imediatamente. Pode ser que só veremos a resposta depois de semanas, meses ou até mesmo anos de oração fervorosa. Mas por que Deus faz isso? Será que Ele não percebe a nossa urgência e a dor que sentimos enquanto esperamos? Claro que sim. Na verdade Ele está mais atento do que imaginamos. Nada O pega de surpresa pois Ele é soberano e sabe a hora exata para tudo acontecer. 

Se confiarmos no Senhor até o fim, Ele não nos deixará tropeçar e nos livrará de grandes problemas. Porém, mesmo que não entendamos a razão da "demora", precisamos continuar confiantes e não agir por conta própria. Certa vez o rei Saul estava tão desesperado por uma resposta que não quis esperar e procurou uma mulher que invocava espíritos para ter a resposta, mesmo sabendo que Deus proibia essa prática. Com isso vemos o quanto sua confiança no Senhor era muito pequena. Quando esperamos em Deus, Ele trabalha em nosso favor e molda o nosso coração em áreas que nem imaginamos. Veja:

"Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam." (Isaías 64:4)

Quando sabemos que o Senhor começa a trabalhar assim que oramos pela primeira vez, ficamos tranquilos e não nos preocupamos sobre quando virá a resposta. É nesses momentos difíceis que Ele está nos provando para saber o que se passa em nosso coração. Porém, se começarmos a desanimar e acharmos que nossa vida nunca irá mudar, poderemos não ser atendidos. Muitas pessoas nunca oram e quando decidem orar, ficam o tempo todo olhando para o relógio. Nunca descansam nem confiam, e caso Deus não as atendam no tempo delas, logo desistem. É por isso que Jesus contou uma parábola, ensinando que não devemos orar somente uma vez por aquilo que queremos. Ele mostrou que precisamos orar dia a dia, não importa por quanto tempo, até que a resposta chegue. Veja:

"Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário'. "Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: 'Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar' ". E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite?Continuará fazendo-os esperar? Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" (Lucas 18:1-8)

Que maravilha! Jesus disse que o Pai nos responderá depressa! Não sabemos porque Deus não nos responde imediatamente, mas sabemos que o tempo Dele é perfeito! Peça para o Senhor mostrar se há algo a ser trabalhado em você ou se simplesmente não chegou a hora. Se você está orando com fé, confiando Nele completamente, não há porque desanimar. Ele fará tudo da melhor forma e te dará o melhor. Então, mesmo que você não veja ou sinta, agradeça-O desde já pois a Sua vontade é boa, perfeita e agradável!

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11:6)

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento, reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3:5,6)