sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os dois Lobos


Os dois lobos Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
Ele disse:
- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau - É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
- "Aquele que você alimenta!”.
 
A bíblia também fala sobre uma luta interior.
Gálatas 5: 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
 
Deus lhe abençoe.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mudança não; Transformação!

Mudança não; Transformação!
    Quando as pessoas falam sobre "mudança", eu imagino alguém que se muda para uma nova casa, mas leva os mesmos móveis e objetos, alguns antigos, quebrados, que não são jogados fora porque essa pessoa não sentiu a necessidade de se desfazer das coisas velhas.
    A casa é nova, mas o conteúdo é o mesmo.
Isso se repete com as pessoas: para cumprirem suas promessas de mudança forçam-se a assumir uma postura diferente, mas não agüentam sustentá-la por muito tempo, pois elas não são assim de verdade. A sensação é a mesma que morar numa residência nova e desconhecida: estranheza e constrangimento. Ou acostumam-se, ou vivem infelizes e escondem o descontentamento.
    Na infância, eu ouvia os adultos falarem que as modificações da vida se davam pelas mudanças aplicadas.     Cheguei até a escrever mensagem a respeito de mudança, mas na verdade eu sentia que não era bem assim. E de fato não é. Ninguém pode tentar ser o que não é, e alcançar sucesso nessa tarefa!
     Por isso eu não acredito mais em mudanças. Mudanças não existem. Transformações sim.
Nada muda. Tudo se transforma, se renova! Como a Bíblia diz em Lamentações 3:22-23: "A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade."; e em 2 Coríntios 5:17: "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
    As pessoas crescem, amadurecem, adquirem perspectiva e novos valores. Isso é chamado de transformação.
    Crescem por aprenderem com as experiências pessoais que vivem no dia-a-dia. São moldadas pelos desafios, obstáculos e provações que enfrentam em suas vidas. Evoluem.
    Não existe transformação anunciada. Ela simplesmente acontece para todos que se permitem progredir.
    Podemos citar pessoas que já foram muito diferentes do que hoje são, e como isso nos faz ficar admirados, não é mesmo? Elas não se gabam de suas conquistas porque se permitiram transformar. Elas se tornaram assim, melhores; está na essência delas.
    Sabendo disso, busquemos continuamente uma transformação verdadeira em todas as áreas de nossa vida. Precisamos disso para vivermos bem.

sábado, 14 de janeiro de 2012

“... Porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados”.
 
I Samuel 2: 30 Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados.
 
Uma das definições de honra é: Consideração e homenagem à virtude, ao talento, à coragem, às boas ações ou às qualidades de alguém. Sentimento de dignidade própria que leva o indivíduo a procurar merecer e manter a consideração geral.
 
Todo mundo que trabalha espera seu remunerado, seu ganho. Isso é tão natural que diariamente investimos tempo, acordando cedo, retornando mais tarde, e no final do mês vem a recompensa para nossa sobrevivência.
 
A palavra de Deus nos desafia a provar dos seus atributos morais (Aquilo que é próprio de um ser) são eles: Santidade, Amor, Bondade, e Justiça (a virtude de dar a cada um aquilo que é seu).
 
Podemos não entender totalmente o que significa justiça de Deus, mas com certeza Deus se revela como justo juiz, aquele que vê o que o homem não vê. Nada passará despercebido diante do grande tribunal do Senhor.
 
Deus tem em suas mãos uma justa balança e sabe pesar até mesmo a intenção do coração do homem.
Deus recompensará a todos de acordo com o que cada um semear. Estamos sendo avaliados até mesmo por cada palavra que mencionamos. Provérbios 12:14 e 29:20
 
Observe o que diz a bíblia: Salmo 50:6 Os céus proclamam a justiça dele, pois Deus mesmo é Juiz.
Salmo 89:14 Justiça e juízo são a base do teu trono; benignidade e verdade vão adiante de ti.
 
Vivemos em um tempo difícil, de valores invertidos, filhos que não honram com seus pais, maridos e esposas que não se honram, trabalhadores que não honram seus patrões, cristãos que não honram com seus líderes, com sua igreja, com seu pastor, enfim, só Deus é quem sabe onde vamos parar com tanta ingratidão. 
 
Mas você que tem trabalhado em prol do reino de Deus continue fazendo o seu melhor, lembre se o que o apostolo Paulo escreve a epistola aos Romanos 12: 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Seja cada vez mais um ministro de Deus na terra, não despreze a benção de Deus, honre ao Senhor com todas as suas forças. Deus lhe retribuirá segundo a sua justiça.
 
Deus te abençoe.  Pr Elielson
 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

UM NOVO COMEÇO

                                     UM NOVO COMEÇO
      Hebreus 12.1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
     Sempre destacamos a última folha do calendário. E dizemos lá vai o 31 de dezembro de 2011. Para trás ficaram as experiências vividas, os planos concretizados e também os planos desfeitos. Pouco a pouco, viramos as páginas da vida, e o que temos em mãos é um belo e sugestivo álbum de fotografias. E agora deixo uma pergunta: “Será que valeu a pena tudo que foi vivido até aqui?” Não sei se sua alma é grande ou pequena, para que ela mesma faça a vida valer a pena. Creio que maior que a tua alma é o sopro do Senhor em tua vida.
     Precisamos aprender o movimento sutil de lembrar e esquecer as coisas do passado. Não só lembrar o que é bom, não só esquecer o que é ruim, mas permitir que Deus trate e cure as nossas feridas marcadas na memória. Libertar-nos do que foi bom, para que Deus possa abrir caminhos em nós para o melhor.
     O ano novo nos convida a olharmos para frente, e é isso mesmo que sugiro a você fazer agora, crendo que Deus estará conosco em cada dia desse novo ano que já começou. Com Jesus, viveremos novos sonhos, novos desafios, novos trabalhos. O que importa é que Ele, que começou a boa obra em nós, há de continuar do nosso lado, o grande parceiro de nossas vidas JESUS CRISTO.
     Que tal refletirmos sobre o conselho do nosso irmão Apóstolo Paulo?
Filipenses 3:13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.